top of page
  • Foto do escritorUERJ Divulga Barão 2018.1

Maria das Graças Ferreira

Atualizado: 17 de nov. de 2019

Entrevista com Maria das Graças Ferreira – Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Campus Petrópolis.


Efetuada na data de 17 de outubro de 2019 por volta de 13h.


A professora relatou prestar o primeiro concurso para fazer parte do corpo docente do Campus Petrópolis (2015) e efetuada logo em seguida, ainda nesse ano.

Disse também que não participou da escolha da Casa do Barão do Rio Branco, que entrou com o local já escolhido e comprado, provavelmente entre 2013 e 2014. Nos contou que a compra da casa foi feita em um acordo entre prefeitura e Estado e acredita que tenha custado cerca de 2 milhões de reais. Que a professora Georgina foi apenas comunicada que aquela seria a sede.

Após concurso e entrada dos alunos, logo foi constatada a impossibilidade de usar a casa, as aulas eram dadas no anexo devida insegurança que a casa apresentava. Até antes da entrada já havia sido feito o pedido de um estudo preliminar que legitimasse o péssimo estado do telhado e a impossibilidade de utilização da casa principal. Por conseguinte, foram montados orçamentos e obras emergenciais que foram embargadas devido a depressão financeira da UERJ naquele momento. A casa foi usada até por volta do fim de 2016 e início de 2017. Ela cita a entrada da casa em 2015 ainda com os móveis da prefeitura, que usava a casa com um departamento de educação anteriormente.

O tombamento foi efetuado por volta de 1993 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), seguido de um tombamento pela prefeitura no ano seguinte. E a professora também indicou a existência de arquivos fotográficos sob posse do Freddy Van Camp.

Ela também diz julgar que a casa nunca foi e nem será compatível com o Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU), mas acredita que seria, após as reformas necessárias, um bom espaço para a pós-graduação. Nos contou sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido, com sua orientação, há um ano, que começou com os alunos do, até então, quinto período, sobre um projeto de estudo do casarão envolvendo diversas disciplinas do curso como as de: patrimônio Escola Superior de Desenho Industrial Departamento de Arquitetura e Urbanismo História e Teoria da Arte e Arquitetura IV histórico, história e teoria da arquitetura e urbanismo, instalações hidráulicas e instalações elétricas.



24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2 Post
bottom of page