top of page
  • Foto do escritorUERJ Divulga Barão 2018.1

Marco Antônio Pacifici

Atualizado: 21 de nov. de 2019

Arquiteto responsável pelo laudo para a Casa do Barão Entrevista efetuada na data de 18 de outubro de 2019 por volta de 15h.


Ele relata que veio morar em Petrópolis em 1988 quando seus filhos ainda eram pequenos e fez a opção de descer e subir. Comenta que trabalhou em alguns escritórios no rio de janeiro e em projetos como Projeto Especial De Educação de Oscar Niemeyer e projeto educacional de Darci Ribeiro e outros.

Falando sobre sua relação com restauro ele comenta que trabalhou em algumas empresas que além de construção convencional prestavam serviços de restauração o qual foi pegando gosto e trabalhando com frequência em Petrópolis e no Rio de Janeiro. Cita algumas obras em que participou como restauração do prédio da Light e Museu Da Cidade no Rio De Janeiro e em Petrópolis fez restaurações como a casa do banco Santander e câmara dos vereadores.

O laudo para a casa Barão Do Rio Branco foi feito em 2014 quando foi procurado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que teve como referência outros trabalhos realizados, também relata que o pedido de execução de um relatório técnico foi feito pelo Professor Freddy Van Camp e a Arquiteta Ana Cristina. Mencionou que para o relatório foi analisado o histórico da casa e mapeamento de danos, esse mapeamento gerou uma bateria de diagnósticos foi inserido no relatório, junto com um mapeamento fotográfico que deram origem ao relatório. Houve uma tentativa de restauro, porém não ouve prosseguimento. Após uma visita da defesa civil ele acabou se desligando.

Cita também sobre os problemas de telhado que foram citados no relatório propondo escoramento técnico e que nem as construções que estavam ao lado poderiam ser usadas pelo risco de estarem perto da casa principal.

Respondendo a última pergunta ele acredita que o local suporta um projeto para a implantação da faculdade, mais gostaria de ver a casa servindo como um grande laboratório para que os alunos tenham contato com artesões e crie uma experiência não só didática, mas como experiência de vida.




23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2 Post
bottom of page